Visando colaborar para uma melhor qualidade de vida de pacientes em tratamento de câncer, pessoas ligadas a entidades assistenciais, com presença incondicional do Lions Santa Cruz Centro (LD-2) e apoiadas por voluntárias e por profissionais da área de saúde, se organizaram para a criação de uma generosa equipe multifuncional, o "PROJETO FIOS DE ESPERANÇA"  Uma tão curta, quanto bem sucedida história de sucesso, iniciada em 2014.

O projeto tem sua base física junto ao Hospital Ana Nery - HAN, em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. O HAN, referência no tratamento de câncer, em uma área geográfica de duas dezenas de municípios, com cerca de 550 mil habitantes, disponibiliza duas salas físicas. Uma para a guarda e exposição de perucas e peças ortopédicas e outra para o funcionamento do brechó que dá sustentação financeira ao Projeto.

O objetivo básico do "FIOS DE ESPERANÇA" consiste no fornecimento de perucas, próteses, tocas, lenços de cabeça, a pessoas de baixa renda, objetivando uma melhor qualidade de vida, física e emocional, aos menos favorecidos pela sorte.

Com o suporte de profissionais dedicadas e de voluntárias competentes e generosas, são palpáveis os positivos resultados no astral das mulheres de diferentes idades, assim como de seus familiares. O toque pessoal, as palavras amáveis, o compartilhamento, o carinho pessoal, complementam as ações, pois constituem  positivo e poderoso toque diferencial - social e emocional.

Várias são as equipes e frentes de atuação. Profissionais Cabeleireiras, parceiras comprometidas, angariam mechas de cabelos. O mesmo acontecendo com pessoas físicas da comunidade. Após avaliadas e classificadas, as mechas são encaminhadas para a confecção de perucas, por especializadas profissionais. Antes da entrega aos destinatários, por comodato, as perucas são catalogadas e numeradas para controle.

Os recursos financeiros provém, basicamente, de brechós mensais, promovidos, regra geral, no início de cada mês, na sala do "Projeto" e pátio frontal, em área física adequada, com acesso condizente. Os itens oferecidos, roupas, calçados e outros de uso pessoal, são arrecadados pelas equipes de Lions, HAN e outras, via generosidade de pessoas de boa vontade, que se solidarizam com a causa.

Os milhares de itens recebidos, são previamente classificados e agrupados por tipo, tamanho, cor, gênero, espécie... para disponibilização a preços ultra populares, pois se destinam a pessoas de poder aquisitivo específico. Cumpre-se, assim, mais uma atividade social, pois muitas são as pessoas beneficiadas em todos os momentos, mas essencial e notadamente no período do frio inverno da região.

Como positiva novidade faz sucesso agora, a chegada do "Grupo Primavera" de Santa Cruz do Sul, juntando-se ao "Fios de Esperança" trazendo o "Projeto Almofadas do Coração". Peça confeccionada pelas voluntárias do grupo, em materiais especiais, antialérgicos e confortáveis, adotando técnica própria e exclusiva, "conforme Projeto original, descoberto nos Estados Unidos e divulgado por Janete Kramer Mai, especialista em câncer de mama, do "Erlanger Breast Center".

"A almofada é projetada para ser colocada debaixo do braço para aliviar a dor da incisão cirúrgica, reduzir o inchaço linfático provocado pela cirurgia, diminuir a tensão nos ombros e para ser usada debaixo do cinto de segurança do carro para proteger contra eventuais golpes" Mais detalhes e informações sobre o "PROJETO ALMOFADAS DO CORAÇÃO" no anexo específico.